segunda-feira, 11 de janeiro de 2010


O SONHO AINDA NÃO ACABOU


Viver é melhor que sonhar" assim escreveu o cantor e compositor Belchior há alguns anos. A verdade é que a maioria de nós sonhamos, sonhamos, sonhamos. Queremos um mundo mais justo, menos cruel, mais tolerante, menos preconceituoso e porque não mais saudável.


Nosso mundo moderno é caos e contradição. É beijo e tiro. É flecha e alvo. Por isso nossos corações estão cada vez mais inseguros, porém não menos esperançosos (assim espero). De um lado líderes mundiais se reúnem para discutirem medidas de combate a poluição planetária e do outro as super mentes criam novas super armas de destruição em massa De que lado está a vida? De que lado está o sonho?

No lado oriental nem mesmo as crianças tem direito e tempo para sonharem. Pobres crianças do oriente médio. Os meninos desde cedo aprendem a manusear tão bem uma metralhadora que podem ser consagrados como pequenos Mozart's com seus instrumentos endiabrados de uma nota só; Rá tá tá tá.

Na mesma ala de espetáculos horrendos estão as meninas do oriente médio com seus olhos grandes, sem brilho, cheios de temor e medo caminhando para um presente sem futuro e dando um início precoce à nova vida de "meninas casadas". São crianças com menos de 12 anos forçadas pelos pais a se casarem com homens adultos. É verdadeiramente absurda a pedofilia explícita e liberada do Hamas. São esses homens que sonham com o paraíso de Alá? Santo Alá!

Aqui do lado ocidental as crianças de 12 anos também perdem cedo a inocência. Nossa educação, por exemplo, passa longe de ser modelo para o resto do mundo. A televisão empurra nossos pequeninos para o consumismo exacerbado e nossas rádios não estão lá muito preocupadas com o lixo sonoro que estão tocando. As calcinhas, as bundinhas, as cachaçinhas e a infinita lista de "inhas" confudem nossa criançinhas.

Ah, bons tempos em que assistíamos Daniel Azulay ensinando a fazer brinquedos com nossas sucatas domésticas e ouvíamos clássicos infantis enaltecendo nossos super-heróis. Nossas crianças estão cada vez mais precoces em tudo. É ou não é um espanto meu caro Mr. M ?´

Já não há muito o que esconder delas. Não dá mais para fingir que tudo não passa de problema de adulto. Elas estão assistindo a tudo e estão entendendo tudo também. Sabem que precisam estudar para ser alguém na vida. Sabem também que não é brincadeira de criança imitar nossos políticos e ficar escondendo dinheiro em malas, meias, cuecas e sabe lá Deus onde mais. Viva a imaginação criativa desses MacGyver's brasileiros. Jean-François Revel já dizia: A corrupção é um obstáculo ao desenvolvimento e cresce na razão inversa da democracia.

Mas o que fazer diante de tanto caos? Parar de sonhar ? Jamais!Nunca! Sonhos são preces eu sempre disse isso. Alguns companheiros de sonhos e de sons se foram, outros continuam apesar dos pesares e muitos ainda virão. Perdemos John Lennon, mas ainda temos Bono Vox. Perdemos Martin Luther King, mas ainda temos Mandela. Nem todos os nossos heróis morreram de overdose e nem todos os nossos inimigos estão no poder. "A radioatividade que cura o câncer é a mesma que faz explodir a bomba", disse certa vez Luíz Fernando Emediato.

Entramos em 2010 com a sensação curiosa de que nosso futuro caminha ninguém sabe para onde. A era dos chips, das super máquinas, da rapidez e da concorrência nos assusta e nos desafia tudo ao mesmo tempo. Nosso maior desafio começa em nossas casas, no nosso trabalho, na nossa escola, na rua em que moramos. O desafio de sermos honestos e cumprirmos nossos deveres de cidadãos. A vida nos desafia a acreditarmos na felicidade individual e coletiva e não permitir que nossos sonhos virem balões de ar e saiam por aí voando muito alto, para longe da nossa realidade.

Sonhar e viver não é um modo de vida que combina apenas com os poetas. Um começo de um novo ano é o tempo ideal para pensarmos no quanto ainda vale a pena não desistir de absolutamente nada. Toda lágrima assim como todo sorriso tem suas razões e nem sempre cabem no nosso entendimento. Nada há de novo abaixo do sol e tudo nessa vida é vaidade. Em Eclesiastes 3-1 está escrito: Tudo tem a sua ocasião própria e há tempo para todo propósito abaixo do céu. As guerras não deixarão de existir, as lutas sempre farão parte da nossa sobrevivência, sempre haverá injustiça e crueldade, ninguém se iluda achando que não. Mas não esqueçamos que em meio a tanta loucura existem coisas lindas para se celebrar.

Que Deus perdoe nossos pecados terrenos. Lembro da frase de Dostoievsky que diz: Sem Deus tudo passa a ser permitido. Isso é muito perigoso! Um feliz 2010 para céticos e cristãos. De uma forma ou de outra meus caros amigos lembremos que “há tanta vida lá fora e aqui dentro sempre como uma onda no mar”. O sonho ainda não acabou.



Aninha Marques





5 comentários:

  1. Adorei Ana!
    Seu texto está ótimooo! Lindoo!!!
    Milhões de beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida o blog está muito bom. As cores são padrões, o material abordado é bom, a biodiversidade de mídia também é boa. Aborda temas relevantes. Tem uma enquete, isso atrai o internauta. Além de tudo é de uma profissional já renomada!

    Parabéns Aninha!

    Por: Clebson Amsterdan

    ResponderExcluir
  3. Aninha Marques é dessas gratas alegrias que a vida nos apresenta ao seu longo... Feliz daquele que tem o privilégio de conhecê-la e partilhar de sua amizade... É com o maior prazer que me torno visitante assíduo desse blog maravilhoso. Parabéns Aninha!!!!

    Tadeu Prado
    www.radiosintoniabr.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aninha.... Prefiro não comentar....
    Perfeito!
    Sua crônica segue uma perfeita ordem psicológica!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Sem Sombra de Dúvidas está perfeito.
    Parabéns.

    ResponderExcluir